HISTÓRICO DE CRIAÇÃO
Nasce um dos maiores Museus da América Latina
Mais de 17 mil metros quadrados são destinados à exposições
A história do Museu Oscar Niemeyer teve início em 2002, quando o prédio principal deixou de ser sede de secretarias de Estado para se transformar em museu. O prédio, antes chamado de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco, passou por adaptações e ganhou um anexo, popularmente chamado de Olho. Ambos os projetos são de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Inicialmente batizado de NovoMuseu, em 22 de novembro de 2002, o complexo foi inaugurado. Dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura e Design, atualmente, o Museu possui 17.744,64 mil metros quadrados de área expositiva potencial.
PLANTA DE SITUAÇÃO
PRÉDIO PRINCIPAL:
- Área total: 26.230,90 m2
- Área total com potencial
expositivo: 16.644,00 m2
- Altura: 9,85 m
OLHO:
- Área total: 4.125,37 m2
- Área expositiva Salão Principal:
1.708,14 m2
- Área expositiva Torre da
Fotografia (três salas): 264,78 m2
(cada sala possui 88,26 m2 X 3)
- Altura Olho: 30 m
CONCEITO
Um exemplo de como a arte expressa na arquitetura fez com que espaços construídos em épocas distintas pudessem conviver em perfeita harmonia e comunhão. Rampas em curvas, na área externa, e um túnel acessado pelo subsolo do edifício principal - faz o elo entre o passado e o presente, o Moderno e o Contemporâneo. O resultado é lúdico. O grande olho de concreto e virdro, ao mesmo tempo em que debruça seu olhar de dupla face para a cidade também observa a si mesmo, refletindo o passado. Um olhar que parece flutuar do prédio que deu origem ao museu.
PRÉDIO PRINCIPAL
OLHO
"As coisas podem ser bonitas, elegantes, suntuosas, graciosas, atraentes, mas enquanto não falam à imaginação não são belas." Ralph Emerson
"Quem não consegue compreender um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação." Mário Quintana
ALUNA: REBECCA DESCHAMPS
Nenhum comentário:
Postar um comentário