quinta-feira, 18 de agosto de 2011

MuBE – Museu Brasileiro da Escultura



MUSEU
Um museu é, na definição do International Council of Museums (ICOM, 2001), "uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade" 



PAULO MENDES DA ROCHA
Paulo Archias Mendes da Rocha é um arquiteto e urbanista brasileiro. Pertencente à geração de arquitetos modernistas liderada por João Batista Vilanova Artigas, Mendes da Rocha assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura brasileira contemporânea, tendo sido galardoado no ano de 2006 com o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial. É autor de projetos polêmicos e que constantemente dividem a crítica especializada, como o do Museu Brasileiro da Escultura e do pórtico localizado na Praça do Patriarca, ambos em São Paulo. É nesta cidade também que o arquiteto passou a maior parte da vida.

FICHA TÉCNICA 







Arquiteto: Paulo Mendes da Rocha
Paisagista: Roberto Burle Marx
Local: Av. Europa, esquina com a R. Alemanha. São Paulo.
Data do projeto: 1986
Período de construção: 1987 – 1995
Área do terreno: 6935.91
Área total construída: 3.478.80







CONCEITO
“... um horizontal perfeito é um valor arquitetônico e técnico incomensurável que pouco se dá atenção. Não existe nada horizontal no universo, na face do planeta.”
Paulo Mendes da Rocha, 2002
O MuBE foi inicialmente imaginado como um museu de escultura e ecologia. Assim, decidiu-se que seu destino seria abrigar uma “notícia de passagem”: espelhos d’água, um grande arvoredo, bromélias e flores nativas – projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx.
Apesar de ter sido realizado apenas como museu da escultura, ele não deixou de ser imaginado como um jardim, como uma sombra e um teatro ao ar livre, rebaixado no recinto. A edificação principal não é aparente a céu aberto, a não ser por um alpendre, grande prisma reto, lugar de abrigo simbólico sobre o jardim, ponto de referência e parâmetro de escala entre as esculturas e o observador.

MuBE
Para não se tornar uma construção convencional com recuos laterais, frente e fundos e analisando as condições topográficas do terreno, o Arquiteto definiu um Museu semi-subterrâneo aproveitando o desnível. Essa solução auxilia a acústica e térmica da área enterrada. A solução para a proteção da área externa foi uma grande e perfeita horizontal, perpendicular a avenida Europa. A altura tem referências á escala das esculturas e escala humana de 2,30m. 
Não emerge no sítio como uma caixa fechada. A viga não é o edifício; as fachadas desdobram-se em múltiplos planos - não há elevação principal, lateral, frontal. O território é definido por uma elaboração de superfícies em sucessão ou interrompidas.
O Museu desenvolve extensa e diversificada programação cultural, com exposições, cursos, seminários e palestras, recitais de piano. 
O MuBE realiza, em média, vinte e cinco exposições/ano, abrindo espaço para jovens artistas, além de apresentar mostras de artistas renomados, nacionais e internacionais.
O Museu recebe, aproximadamente, 80.000 visitantes por ano. A entrada é franca, em todas as exposições, que contam com visitas monitoradas para crianças, estudantes, grupos de terceira idade e público em geral. 

PLANTA:
CORTE:

MuBE





“... um horizontal perfeito é um valor arquitetônico e técnico incomensurável que pouco se dá atenção. Não existe nada horizontal no universo, na face do planeta.”
Paulo Mendes da Rocha, 2002






"Sou uma filha da natureza:
quero pegar, sentir, tocar, ser.
E tudo isso já faz parte de um todo,
de um mistério.
Sou uma só... Sou um ser.
E deixo que você seja. Isso lhe assusta?
Creio que sim. Mas vale a pena.
Mesmo que doa. Dói só no começo.“
Clarice Lispector


ALUNAS: VANESSA PARENTE E GLENDA COUTINHO



7 comentários:

  1. Boa noite, sou aluno de arquitetura da UNIP (SP) e estou fazendo um trabalho de pesquisa sobre o MuBE, estou precisando muito das plantas, vistas e cortes desse projeto, vocês poderiam me enviar por gentileza; mateuslugli@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. vc conseguiu as elevações? Estou precisando

    ResponderExcluir
  3. Ola boa tarde sou aluno de arquitetura da ufes e queira muito se possivel os pdfs do projeto pois preciso pra aula de introducao. Se puder enviar para meu email pedrogoes20@gmail.com ficaria mt agradecido

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, sou aluna de arquitetura e estou fazendo um trabalho de pesquisa sobre o MuBE, estou precisando muito das plantas, vistas e cortes desse projeto, vocês poderiam me enviar por gentileza, flavia1102@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Ola bom dia sou aluno de arquitetura,estou precisando muito das plantas, vistas e cortes desse projeto,vocês poderiam me enviar por gentileza, gianfry97@yahoo.it

    ResponderExcluir