quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Museu Iberê Camargo

MUSEU IBERÊ CAMARGO
O Museu Iberê Camargo foi projetado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira que nasceu em 1933, na cidade de Matosinhos, em Portugal. O arquiteto está continuamente buscando o novo - fervescência que pode ser constatada a partir dos muitos esboços e croquis que realiza. O  museu  Iberê Camargo começou a ser construído em 2003 localizado na Avenida Padre Cacique. , na cidade de Porto Alegre (capital do Rio Grande do Sul), com 8.250 m² de área, seu terreno é irregular de forma alongada.

Selecionado para projetar o Museu Iberê Camargo, em Porto Alegre, Álvaro Siza demonstrou toda sua vitalidade criativa: o projeto foi condecorado com o Leão de Ouro na 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza, um dos mais importantes eventos do ramo.  Alguns elementos foram cuidadosamente explorados no projeto: 
§ Luz  § Textura  § Movimento  § Espaço  § 



INTERIOR DA EDIFICAÇÃO:



CONCEITO
No começo o conceito do partido se dava a partir de um elemento vertical contendo circulação (elevador), como no elevador Lacerda na Bahia, ou uma metáfora de um rosto humano, sem maiores explicações, ou uma composição de elementos empilhados com uma “tampinha” no coroamento, ou ainda várias alternativas onde o elevador aparece e desaparece alternadamente, é curioso o conceito finalmente adotado.

A obra é dividida em três volumes edificados – duas edificações térreas e uma principal com três pavimentos, todas em concreto armado com cimento branco aparente. No início este volume era predominantemente de paredes retas e ortogonais, evoluindo posteriormente para uma solução orgânica inspirada nas curvas das escarpas, tendo ao norte uma parede ondulada. 

POEMA
AS ONDAS

Ondas que parecem abraços
Calorosos, afetuosos, apertados...
Em verdade
As ondas de Noronha
Não são ondas, são abraços...
Que lavam a alma
De homens, arraias e barcos.
Bruno Bezerra


ALUNAS: ELINE FROTA E MARCELA CRAVEIRO




Nenhum comentário:

Postar um comentário